Ah, quem nunca pensou um dia em ir para uma ilha deserta observar os golfinhos mergulhar e descobrir outros paraisos!
A ilha Fernando de Noronha possui tudo isso e muito mais veja...
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a 545 km da capital pernambucana, Recife, e a nordeste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
HOJE:
Fernando de Noronha vive da exploração racional do turismo, dentro das limitações impostas pelo seu delicado ecossistema e da atividade pesqueira, esta em caráter artesanal e voltada para o consumo interno.Além do interesse histórico mencionado anteriormente, o arquipélago foi alvo de atenção de vários cientistas que se dedicaram a estudar sua fauna, flora, geologia, geomorfologia, entre outros.Um dos primeiros trabalhos foi publicado há mais de 100 anos, por Pocock (1890). Posteriormente, Bjornberg (1954); Lopes e Alvarenga (1955); Almeida ( 1958); Paiva (1967) entre vários outros.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
Morro do Pico, ponto mais alto de Fernando de Noronha com 321 metros.
Mergulho
Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo.
Fernando de Noronha é um local de mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene.
Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a 62 metros de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação.
A ilha conta com três operadoras de mergulho, oferecendo diferentes níveis de qualidade de serviço.
Além disso, o arquipélago conta com interessantes pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros.
O arquipélago possui diversificada vida marinha, sendo comum observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.
Do Mirante da Baía dos Golfinhos logo pela manha é possível ver centenas de golfinhos e seus filhotes, um espetáculo da natureza que é visto em poucos lugares do mundo. Um passeio Imperdíve!
Praias
-
Praias do Mar de Dentro: Baía e Porto de Santo Antônio, Praia da Biboca, Praia do Cachorro, na Vila dos Remédios (no centro histórico da ilha), Praia do Meio, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, na Vila Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho (baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação), Baía dos Golfinho ou Enseada do Carreiro de Pedra, Ponta da Sapata.

Buraco da Raquel
- Praias do Mar de Fora: Praia do Leão, Ponta das Caracas, Baía Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caeira, Buraco da Raquel, Ponta da Air France.
Praia Sancho
O turismo é a principal fonte de renda do arquipélago. Na foto, a Praia do Sancho. Pouco além desta praia uma reserva com mais de 600 golfinhos rotadores está estabelecida.
Boldró
Boldró é onde está localizado o centro de convenções do Projeto TAMAR/ICMBio. Seu nome foi dado por militares americanos e é originário da expressão em inglês Bold Rock, que significa Pedra Saliente em português.
Outros locais de interesse turístico
-
Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha
-
Fortim da Praia da Atalaia de Fernando de Noronha
-
Reduto de Nossa Senhora da Conceição de Fernando de Noronha
-
Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico de Fernando de Noronha
-
Reduto de Santana de Fernando de Noronha
-
Reduto de Santo Antônio de Fernando de Noronha
-
Reduto de São João Batista de Fernando de Noronha
-
Reduto de São Joaquim de Fernando de Noronha
-
Reduto de São José do Morro de Fernando de Noronha
-
Reduto de São Pedro da Praia do Boldró de Fernando de Noronha
-
Reduto do Bom Jesus de Fernando de Noronha
- Morro Dois Irmãos
Da praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, se vê o Morro Dois Irmãos, o principal cartão-postal do arquipélago nordestino.
Forte de Nossa Senhora dos Remédios
GASTRONOMIA:
A culinária característica da ilha são: Lagosta, polvo, macaxeira,peixes e outros frutos do mar e até tubarões entram no cardápio, mas o prato principal de Noronha é o peixe enrolado na folha de bananeira, e sobremesas frutas tropicais regadas a temperos brasileiros como capim santo, cupuaçu e açaí.




.jpg)



0 comentários:
Postar um comentário