Social Icons

Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teresina PI

Teresina é um excelente lugar para passear e admirar as paisagens,e conta com vários atrativos, vamos conferir alguns... 

 

 História:     

Origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado.

Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila. A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital do estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil.

Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.

Contudo, apesar da pressão, o Presidente da Província, José Antônio Saraiva, ardoroso defensor das ideias mudancistas, efetiva a transferência da capital. E em 16 de agosto de 1852, dirige circular a todos os Presidentes de Província do Império comunicando o fato, instituindo-a assim, como nova capital do estado.

O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.

No ano de 1860, a nova capital já contava com uma área urbanizada de um quilômetro de extensão na direção norte-sul, com os seguintes confrontos: de um lado o largo do quartel do Batalhão (atual Estádio Lindolfo Monteiro) e do outro o "Barrocão" (atual Avenida José dos Santos e Silva). Na direção leste-oeste o desenvolvimento não ganhou a mesma intensidade. Tomando-se como base o lado do Parnaíba, as ruas findavam a algumas dezenas de metros acima das duas principais praças, a da Constituição, atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca (que anteriormente também denominou-se Praça do Palácio e Largo do Amparo), e a do Largo do Saraiva (atualmente Praça Saraiva). Para o lado do Poti, nem todas as ruas chegavam ao rio. A Rua Grande, atual Rua Álvaro Mendes, uma das principais ruas da nova capital teve um papel significante no desenvolvimento da nova cidade.

Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um Município em fase de crescimento e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de 800 mil habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de eventos, congressos, indústria têxtil, com uma Justiça trabalhista célere e centro médico da região.
Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil.

Outros comentam que a criação da capital Teresina teria sido uma medida político-estratégica, sob o fato de que a cidade de Caxias, do estado vizinho do Maranhão, estava ameaçando a hegemonia da região norte do estado do Piauí, tendo então o conselheiro transferido a capital para resolver a questão da centralização no estado.

Teresina foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para substituir outra já existente; as outras são Aracaju (1855), Belo Horizonte (1894), Goiânia (1933), Brasília (1960), e Palmas (1989). Todavia, convém ressaltar, que os núcleos fundacionais das cidades de Salvador (1549), São Luís (1612) e Recife (Mauritsstadt - 1637) também foram projetados. Ainda assim, os traçados de Salvador e Mauritsstadt tinham uma malha reticulada flexível e tais cidades não foram projetadas para substituir outras Capitais já existentes.

Hoje:


Teresina é grande, não somente em suas dimensões físicas. É grande no seu jeito caloroso de receber os que aqui chegam e se surpreendem com uma cidade planejada, limpa,de vias largas e povo hospitaleiro; encontram aqui muito mais do que esperavam. Com seu jeito faceiro e acolhedor, Teresina sabe como deixar plantada no visitante a sementinha de saudade. E se saudade tem cor, ela é verde como Teresina. Ao sobrevoá-la, o escritor Coelho Neto rebatizou-a com o nome de Cidade Verde. Há também quem a chame de Mesopotâmia do Nordeste, por estar situada entre dois rios: o Poti e o Parnaíba. Rios que se encontram na zona norte da cidade e seguem, unidos, para o mar.


Pontos Turísticos


 Farol Pedra do Sal:



Praia Pedra do Sal: 

Parque Ambiental encontro dos Rios:
 
 Parque Zoobotânico:

 Igreja São Benedito:


 Palacio de Karnak: 



Ponte Estaiada:




Ponte Metalica:


 Gastronomia: 

Nessa busca por uma gastronomia diferenciada encontram-se inúmeras vertentes. Algumas tendem para os aspectos típicos do paladar piauiense, oferecendo pratos que são característicos do Estado, como o capote, a galinha caipira, o arroz de Maria-Izabel ou a paçoca. Outros, por outro lado, buscam a gastronomia regionalizada, ou seja, aquela que sofre influência de outros regiões brasileiras, especialmente do Nordeste. Há ainda os que buscam pratos internacionais, especializando-se em cozinha francesa, italiana ou oriental. Por fim, vem surgindo e avançando aquela que os entendidos do assunto chamam de gastronomia contemporânea, implantada no Brasil pelo chef Laurent Suaudeau, discípulo do mestre francês Paul Bocuse.
A gastronomia contemporânea é, na verdade, uma cozinha experimental. Permite que os chefes estejam sempre inovando seus pratos, para evitar o mesmismo à mesa. Desse exemplo nasceu a essência do Favorito Bistrô em Teresina (Avenida Nossa de Fátima, 2616), um dos empreendimentos do empresário Paulo Tajra e seu filho mais querido. É lá que se pode observar o nascedouro de pratos sofisticados, que não deixam de permitir a inclusão de ingredientes locais em suas feituras. É esse, portanto, o ponto curioso da gastronomia contemporânea: uma pitada de iguaria local junta-se à tradição de pratos conhecidos no mundo inteiro.



Fontes:http://www.piaui.com.br/turismo_txt.asp?ID=542

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresina

http://www.turismoteresina.com/a-cidade

0 comentários:

 

Sample text

Sample Text