Social Icons

Pages

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Salvador BA

Aqui vai a dica para quem está de férias e quer um lugar para conhecer,para ir a festas para esperimentar gastronomia diferentes e só no finzinho das férias descançar.... 

 

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").A primeira capital colonial do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por um longo tempo era antigamente chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por moradores do próprio estado e aparece sob este nome ou como "Salvador da Bahia" a fim de diferenciá-las de outras cidades brasileiras de mesmo nome. Também recebeu epítetos como Roma Negra "Meca da Negritude", por ser uma metrópole cuja maior parte da população é negra, plena de elementos simbólicos e religiosos africanos.

HOJE:

A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

LITORAL:


Salvador possui famosas praias, como as de Itapuã, dos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água. Algumas praias possuiam restaurantes típicos na própria areia (barracas de praia), - demolidas com base no Artigo 225 da Constituição brasileira - onde se preparavam frutos do mar e bebidas diversas. Além disto, é comum encontrar tabuleiros de baianas, onde é possível provar um acarajé, e outros vendedores ambulantes. Também está em fase de ampliação o sistema cicloviário, como preparação antecipada da cidade para a Copa de 2014.

TURISMO:

 



Praça Campo Grande, Salvador.

Praia do Porto da Barra

Salvador Shopping, o maior do nordeste brasileiro. O shopping foi eleito o terceiro mais moderno e bonito do mundo em 2010














Yacht Clube da Bahia








A cidade é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo internacional, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura segundo a EMTURSA[carece de fontes?]. O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico e da cultura local (música, culinária e religião).
O litoral de Salvador é uma das mais longas para cidades do Brasil. Há 80 km de praias distribuídas entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até à Praia do Flamengo, do outro lado da cidade. Enquanto as praias da Cidade Baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (Baía mais extensa do país), as praias da Cidade Alta, como a do Farol da Barra e a do Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. À exceção é a praia do Porto da Barra, a única praia de Cidade Alta, localizada na Baía de Todos os Santos. O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha. Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos.
As praias da capital baiana são calmas, ideais para natação, vela, mergulho e pesca submarina, como também procuradas por surfistas devido enseadas de mar com ondas fortes. Há também praias cercadas por recifes, formando piscinas naturais de pedra, ideal para crianças brincarem.
Grandes hotéis tendem a ser localizados ao longo da orla marítima. Há também pequenos hotéis na Barra e outros (geralmente mais baratos) espalhados ao longo da via principal da Avenida Sete de Setembro (abreviado de apenas "Avenida Sete" pelos moradores) e ainda outros (também mais baratas) em torno do Pelourinho.
Há também várias pousadas na Barra, Pelourinho, Santo Antônio e outros pontos da cidade.
O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado. No porão - que atualmente é aberto a visitação - ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados. O porão é repleto de placas de concreto com cerca de 30 centímetros de altura do chão, para que o turista possa ali passear mesmo quando a maré está cheia, pois é comum o porão encher-se de água do mar neste momento. Os arco com os tijolos a mostra - e que servem de estrutura para o Mercado Modelo - fazem belas composições quando refletidos no espelho d'água. Idiossincrasia de um tempo moderno.
A cidade é servida por vários shoppings, dentre eles: Shopping Iguatemi, Salvador Shopping, Shopping Barra e Shopping Paralela.




Vista do bairro da Vitória.

Outro grande atrativo da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval da Bahia como sendo o maior do mundo). Existem três formas de aproveitar o carnaval baiano, uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que são puxados por trios elétricos e isolados da multidão por uma corda. Muitos argumentam que isto termina por privatizar o espaço público, e de que essa forma de aproveitar o carnaval só é acessível àqueles com alto poder aquisitivo, pois para adquirir um abadá é preciso desembolsar, em média, oitocentos reais. A segunda forma é ficar nos camarotes que estão distribuídos por todo o percurso da folia. Essa forma de pular carnaval só é acessível para quem tem ainda mais dinheiro, preferindo assistir a festa do alto, em confortáveis espaços onde os pagantes podem dispor de boates, serviços médicos, banquetes de frutas e comidas típicas, além de outras amenidades.

O centro da cidade visto do mar.

 Monumento '' Cruz Caida" na Sé de Salvador

 

A prefeitura, no entanto, tem realizado um trabalho de inclusão da população de baixa renda nos circuitos da folia, montando arquibancadas para esse público, que tem acesso gratuito às mesmas. A terceira, é aproveitar a festa na conhecida "pipoca", que são os foliões de rua que acompanham os trios elétricos do lado de fora das cordas de isolamento, protegidas pelos cordeiros. Estas áreas de isolamento, apropriadas por empresas privadas, tomam conta de praticamente todo o espaço público. Apesar de a festa atrair milhares de turistas nacionais e estrangeiros, muitos soteropolitanos optam por sair da cidade nesse período, preferindo a tranquilidade do litoral e das ilhas da baía de Todos os Santos à agitação do carnaval.
O povo é alegre, criativo, musical e herdeiro de um rico folclore e de relevantes manifestações culturais. A cidade é reconhecida pela originalidade de manifestações musicais, culinárias, religiosas e lutas marciais, além de ser berço de grandes nomes nas diversas áreas artísticas, com profundo destaque nacional e internacional.
Os ritmos musicais mais comuns da região são o axé, o pagode, o forró, o arrocha e o samba. Mas há também um forte movimento de MPB e rock acontecendo na Bahia, que vem atraindo a atenção dos produtores musicais brasileiros.
A cidade é berço de grandes artistas, e é cantada em prosa e verso por muitos cantores brasileiros e estrangeiros.



O Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Marina e o Forte de São Marcelo vistos da CidadeAlta.

O Mercado Modelo localizado na praça Cayru visto de cima.

Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão: 


Farol da Barra


Marina da Cidade

PONTOS TURÍSTICOS:

  • Mercado Modelo: uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem grande variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.
  • Elevador Lacerda: um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.
  • Pelourinho. Um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador.
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: construída em estilo neoclássico com fachada em rococó.
  • Farol da Barra: localiza-se na antiga ponta do Padrão, no litoral da capital baiana.
  • Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté: mantido sobre proteção ambiental, conta com uma das lagoas mais famosas do Brasil: a lagoa do Abaeté.
  • Ponta de Humaitá: localizada em um dos locais mais visitados da Cidade Baixa, conta com belezas naturais.
  • Farol de Itapuã: construído no século XIX, fica encravado entre pedras, na praia de Itapuã.
  • Alto de Ondina: onde se encontra o Jardim Zoológico.
  • Marina da Penha.
  • Jardim dos Namorados: situa-se junto ao Parque Costa Azul e ocupa uma área de 15 hectares na Pituba. Está presente no local um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas.
  • Parque Costa Azul: ocupa uma área de aproximadamente 55.000 metros quadrados e está localizado no bairro que leva o mesmo nome. É uma áera de lazer muito apreciada pelos moradores.
  • Parque da Cidade: é uma área importante de preservação da Mata Atlântica. Foi completamente renovada em 2001, tornando-se um moderno local social, cultural e de lazer. O Parque tem uma infra-estrutura para crianças, com uma programação especial de eventos realizados em Outubro.
  • Solar do Unhão: um engenho, construído no século XVII, abriga atualmente o Museu de Arte Moderna da Bahia.
  • Dique do Tororó: lagoa artificial, localizada no bairro do Tororó.
  • Parque Metropolitano de Pituaçu: ocupa uma área de 450 hectares e é um dos poucos parques ecológicos brasileiros localizados em uma área urbana. Está rodeado por Mata Atlântica, com uma boa variedade de plantas e animais.
  • Forte de São Marcelo: erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas.
  • Parque de São Bartolomeu: área de preservação ambiental, conta com uma extensa reserva de Mata Atlântica.
  • Jardim Botânico.
  • Feira de São Joaquim. A maior feira livre de Salvador. É um local de compras, onde se pode achar de tudo, desde objetos de artesanato à utensílios domésticos.
  • Fonte Nova: principal estádio de futebol da cidade que foi demolido para dar lugar a uma Nova Arena.

SALVADOR BUS:

Em outubro de 2007, foram instaladas rotas turísticas em ônibus de dois andares para a cidade de Salvador, seguindo o padrão de outras cidades turísticas do mundo. A expectativa é que o serviço, denominado Salvador Bus, começe a funcionar na segunda quinzena de novembro de 2007, percorrendo cinco rotas turísticas:
  • Tour Salvador Praias (Praia de Stella Maris - Farol da Barra)
  • Tour Orixás da Bahia (Mercado Modelo - Dique do Tororó)
  • Tour Salvador Histórico (Farol da Barra - Pelourinho)
  • Tour Salvador Panorâmico (Mercado Modelo - Igreja do Bonfim)
  • Tour Salvador by Night/Luzes da Cidade (Rio Vermelho - Farol da Barra - Centro Histórico - Pelourinho - Praça Municipal - Mercado Modelo - Solar do Unhão)

                                                                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)#Litoral


 


 



0 comentários:

 

Sample text

Sample Text